Todo mundo sabe que a economia é um sistema altamente conectado, onde países, empresas e pessoas realizam negócios por meio de produção, serviço, comércio, investimento e consumo. Então, vamos entender de maneira mais simples como esses fatores influenciam nossas vidas.

1. Oferta e demanda vs Preço.
Bom, como a gente já sabe.
A oferta é quando há produtos e serviços disponíveis no mercado por empresas ou pessoas.
E a demanda refere-se ao interesse e à capacidade de compra das pessoas que querem o produto ou serviço.
Vamos à diferença entre as duas. Quando a demanda é maior que a oferta, os preços sobem, que se trata da famosa (inflação), e seguindo o mesmo sentido, quando a oferta é maior que a demanda, acontece o que chamamos de (deflação), que é quando os preços tendem a baixar.
Exemplo Real:
No ano de 2020, com a pandemia, a produção de microchips foi afetada por descontrole no abastecimento de matérias-primas e suplementos para a fabricação. Com isso, o mercado de carros e eletrônicos, que depende muito de chips, ficou mais caro, fazendo com que a demanda ficasse muito superior à oferta no mercado e, com isso, elevaram os preços.
2. Moeda e Banco VS Políticas monetárias.
Vamos lá, a economia do mundo funciona com base em moedas emitidas por bancos centrais de cada país. Portanto, os bancos centrais de cada nação controlam a política monetária, ajustando as taxas de juros e inflação conforme o mercado se movimenta.
O papel da taxa de juros
Com o juro alto, a dificuldade de fazer empréstimos e financiamentos fica mais difícil, e as pessoas perdem seu poder de compra e acabam comprando menos, e isso acaba controlando a inflação, devido à primeira regra, a oferta e demanda.
Com o juro baixo, fica mais fácil o acesso a créditos e as pessoas tendem a comprar mais, aumentando o consumo, então a economia tende a crescer junto.
Porém, cada país tem sua própria moeda, mas algumas, como o dólar (USD) e o euro (EUR), têm o papel central no comércio global. O Banco Central dos Estados Unidos,
(Federal Reserve) fez um reajuste dos juros no ano de 2022 para segurar a inflação. Os investidores do mundo todo começaram a investir nos Estados Unidos por estar com um bom retorno de investimento. Portanto, o dólar começou a ficar mais forte e se valorizou, ficando mais caro para outros países fazerem importação de produtos e serviços.
3. Comércio internacional vs. globalização.
Primeiro, precisamos concordar que nenhum país produz tudo o que precisa. O comércio mundial possibilita que países importem produtos que não têm muita eficiência em produzir e exportem produtos que conseguem produzir com abundância, fazendo com que aqueça o mercado mundial.
No meio de tudo isso, temos os principais blocos econômicos, que facilitam acordos comerciais. Esses blocos são países que fizeram um acordo para diminuir a burocracia e negociar taxas mais vantajosas.
Os principais blocos são.
União Europeia (UE)
Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA)
Acordo de livre comércio da Ásia-Pacífico (APEC)
Mercado Comum do Sul (MERCOSUL)
4. Trabalho e Emprego VS Produtividade:
A economia, em todos os lugares do mundo, depende de muita mão de obra. Por isso, quanto mais pessoas trabalhando e consumindo, a economia cresce; por outro lado, quando há muito desemprego, as pessoas param de consumir, gerando uma inflação dos preços dos alimentos, serviços e produtos. Portanto, para equilibrar a balança, alguns países estão focando na automação das indústrias. Podemos dar um exemplo do Japão e da Alemanha, que estão passando por um envelhecimento populacional, e o jeito que encontraram para continuar com a competitividade no mercado foi investindo em robótica e inteligência artificial para cumprir as demandas de produção. Com isso, a tecnologia e a automação estão modificando a mão de obra no mercado, fazendo com que empresas dependam menos de pessoas para produzir.
5. Ciclos Econômicos:
A economia funciona em ciclos, que podem ser um crescimento ou podem ser uma crise, ou recessão. Porém, algumas crises podem ser provocadas por fatores internos, como uma má administração, ou por uma interferência externa, como uma pandemia ou guerra.
Então, vamos para as principais causas de uma crise.
> Inflação fora de controle: Perda de poder de compra da moeda;
>Desemprego elevado: Consumo reduzido e desaceleração da economia.
>Endividamento excessivo: Quando países e empresas não conseguem pagar suas dívida, fazendo com que aja desconfiança do mercado e falta de investimento na economia.
>Bolha finaceira: Quando os valores dos ativos estão subindo artficalmente e acaba colapsando, (exemplo), a crise imobiliaria de 2008, nos estados unidos que se espalhou pelo mundo criando uma crise envolvendo Bancos, empresas e países.
6. Tecnologia e inovação:
A inovação é um propulsor gigantesco na economia; ela aumenta a produtividade e cria mercados inteiros. Quando você olha para 20 anos atrás e lembra da tecnologia que tínhamos no mundo, descobre que a inovação e a tecnologia mudaram radicalmente a economia e a indústria no mundo todo.
Vamos falar de alguns fatores importantes que ajudam a entender a mudança que vimos nos últimos anos de maneira mais clara.
>Revolução Digital: Inteligência artificial, blockchain e computação na nuvem. Essas novas tecnologia é a cereja do bolo para o sistema financeiro em todo o mundo. Hoje, fazemos as coisa muito mais rápido, graças a essas tecnologias, que facilitou e se tornou mais facil fazer tarefas que antigamente era muita mais complexa, de ser executada.
>Criptomoedas e DeFi: A criação do Bitcoin e outras criptomoedas estão mudando nosso sistema de investimentos. Com a criação de ativos descentralizados e a tecnologia que deixa tudo mais rápido e seguro, encontramos uma nova maneira de investir e proteger o nosso dinheiro.
>Economia verde: As tecnologias sustentaveis estão ganhado mercado e impulsionando novos modelos de crescimento economico. Os setores chaves que estão ganhado destaque são, energias renovaveis, Agricultura sustentavel, Trasporte verde, construção sustentavel e Industria de baixo carbono.
Conclusão: Tudo está conectado.
A economia global moderna funciona como um sistema interdependente, onde decisões em um país podem impactar outros mercados. Como políticas monetárias, mercado, crises e conflitos. Por isso, é muito importante você saber de cada detalhe do jogo econômico para tomar as melhores decisões. E lembre-se, quando começamos a investir, nosso comportamento muda, ficamos mais atentos a qual presidente pode ganhar, qual é a taxa de juros do país, qual é o melhor investimento. Então, se lembre, conhecimento é poder. Até a próxima!